Conheça a Nossa Região
Banhadas por um mar agitado, muito apreciado pelos surfistas, as Praias da nossa região, centro, possuem um vasto areal de areia fina, onde os apreciadores de caminhadas se podem exercitar. Do outro lado da estrada, a Ria de Aveiro com as suas águas tranquilas, ótimas para a prática de vela e windsurf, proporciona uma paisagem completamente diferente.
Praia da Costa Nova
No topo da vila, com uma vista única sobre a paisagem que o rodeia, o Castelo de Ourém é local obrigatório de visita. Estrategicamente situado no centro país e numa região de grande diversidade de recursos naturais, o Castelo de Ourém assume uma forma imponente, sendo por isso considerado um dos mais belos castelos de Portugal.
Edificado entre os séculos XII e XIII, as muralhas do castelo original são rasgadas com a edificação do Paço do Conde, no século XV, e, com o terramoto de 1755, este imóvel imponente ficou amplamente destruído.
Praia da Vagueira
A Praia da Vagueira é a praia mais popular de toda a região. Com um areal extenso, o mar batido, ao gosto dos surfistas e o paredão que convida a longos passeios com vista para o mar, é pela pesca com Arte Xávega que esta praia se distingue de todas as outras.
Praia de Mira
A Praia de Mira é conhecida por sua praia extensa de areia fina e ondulação forte, atrativa para surfistas, rodeada por dunas e pinhais, além da Lagoa da Barrinha, que atrai praticantes de vela, canoa e windsurf.
Palheiros da Costa Nova
Os palheiros da Costa Nova são famosas e castiças casas de riscas existentes na praia com o mesmo nome, originalmente em tons de vermelho ocre e preto, utilizados como antigos armazéns de alfaias da pesca.
Até inícios do século XIX a Costa Nova era um extenso areal desabitado mas, após a fixação da Barra do Porto de Aveiro, os pescadores das campanhas piscatórias de Ílhavo mudaram-se para a Costa Nova e começaram a construir “palheiros” para guardarem as redes e outros materiais associados à pesca.
Museu Etnográfico da Praia de Mira
O Museu Etnográfico vulgarmente chamado de Palheiro, foi esta a construção local, tipicamente popular, que caracterizou a localidade até aos anos 60, que então se designava por Palheiros de Mira.
Através da sua visita é possível viajar no tempo e conhecer o passado, reconhecendo desde nuances do património arquitectónico à pesca das Artes, abordando o modo de vida e o relacionamento da população, tudo isto através de mobiliário, trajes, instrumentos utilizados na pesca e alfaias agrícolas.
Arte Xávega
Na Praia da Vagueira pode-se assistir, ainda hoje, à arte de pesca costeira artesanal conhecida como a Arte Xávega, que remonta ao século XIX.
De barco, os pescadores lançam as redes ao mar e cercam os cardumes. Posteriormente, alam a rede para a costa, com a ajuda de juntas de bois. Nesta altura, homens e mulheres, colaboram na azáfama de estender a rede pelo areal e dela arrancar todo o peixe que insiste em voltar para o mar.
No dizer do poeta: “Que belo e estranho país é este em que os bois lavram o mar”; Raúl Brandão